sexta-feira, dezembro 29, 2006

O madeiro de Natal


Este ano passei o Natal no Alentejo e reparei com bastante agrado que algumas tradições teimam em permanecer. A colocação de um tronco de grandes proporções nos adros das igrejas ou na principal praça das localidades, é uma prática que por ali se continua a cumprir. O madeiro começa a ser escolhido muito cedo e é recolhido sem qualquer autorização. O povo diz que é para aquecer o menino Jesus, e isso é explicação suficiente. São queimadas quase árvores inteiras na fogueira que aquece a noite de Natal. As pessoas vão passando e ficam na cavaqueira, muitos acompanham-se de um bom Vinho do Porto e vão repetindo os encontros e aquecendo a conversa até que o braseiro termine pelo Ano Novo.

Curiosamente, descobri também que por lá a ceia de Natal é chamada "Missadura" e a nossa Rabanada "Fatia Parida", pois antigamente esta era a primeira refeição das mulheres que acabavam de dar à luz ... parece-me um nome bem mais engraçado para a sobremesa típica de um sagrado nascimento :)

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Funerais eróticos movem multidões

"Na localidade de Fonte Quente, na China, os enterros tem "condimentos" originais. A música e o teatro são obrigatórios, mas afinal é o "striptease", e não o defunto, que garante a assistência."

Se quiserem ler o resto da noticia sigam o link http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=374316

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Outro desejo

Feliz Natal e Bom Ano de 2007
a todos os que participam neste espaço.
Que o próximo ano seja ainda melhor e exceda as vossas expectativas
com muita Paz, Saúde e Alegria

Um desejo...



Fotografia: Micas - Dez.


No aconchego da minha casa, faço um pedido à mais bela estrela do céu.
Quero ver pão na mesa de cada irmão.
Quero ver a esperança brilhar no olhar de cada criança.
Saúde e conforto para aqueles que sofrem.
Quero ver Luz no coração de cada um.
Sentir o amor e união entre os homens. PAZ
Para todos um mundo igual
Sim, esta seria a minha melhor prenda de Natal.

A todos os membros deste espaço, especialmente à pessoa que o criou e familia, e a todos que por aqui passarem, desejo um Natal de muito amor e muita paz e, que o Novo Ano de 2007 vos traga tudo aquilo que mais desejarem.
Que seja um ano de esperança e de paz para todos.
Até breve...

quinta-feira, dezembro 14, 2006

O elogio da inutilidade

“É verdade que os mundos que eu visito ao sabor das minhas buscas podem por vezes ser julgados pueris ou inúteis, tão distantes se acham das preocupações quotidianas, mas quando hoje penso naqueles que me acusavam de ser inútil, e no que eles julgavam ser útil, então, perante eles, não tenho apenas o prazer de ser inútil, mas também o desejo de ser inútil”.


É assim que termina a longa entrevista autobiográfica a Hugo Pratt,
“O desejo de ser inútil” (Relógio D’água)

Para mim foi uma descoberta bastante interessante...
Sem duvida um homem fascinante!

terça-feira, dezembro 12, 2006

Frase do mês de Dezembro

Ao chegar o fim do ano,
saudemos aquele que veio ao mundo
só para nos
salvar:

"o subsídio de Natal..."

Que infelicidade de logotipo !!!!

Será coincidência ?

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Borat

Fui ver o filme este fim de semana e fiquei desiludido. Provavelmente porque fui influenciado por críticas muito favoráveis. Estava à espera de algo excepcional e na verdade, apesar de alguns momentos hilariantes, o balanço final era o de um filme vulgar e decepcionante. Não gosto de tecer comentários logo após a visualização pois preciso de alguns dias para "digerir" o que vi. No entanto acho que o que não gostei foi o facto de se utilizar a ingenuidade, simplicidade e analfabetismo de um povo como um instrumento para fazer humor. Talvez o não conseguir abster-me deste facto seja a razão para não encontrar um humor excepcional no filme. Por outro lado considero que sobressai mais a ridicularização do povo do Kazakistão do que a do povo Americano ao contrário do que diziam os meios de comunicação.

Hoje é o Dia de S. Nicolau

Hoje é o Dia de S. Nicolau. Celebrado em toda a Alemanha, este dia é ansiosamente esperado por toda a pequenada.
Manda a tradição que se limpem muito bem as botas e se coloquem ao pé da porta, pois o S. Nicolau deixará a todos os meninos bem comportados uma surpresa, e a todos os menos bem comportados deixará uma pedra de carvão, que será maior ou menor consoante o comportamento em questão...
É claro que o S. Nicolau deixa sempre uma coisinha a todos, em geral um chocolate, tangerinas, nozes, umas luvas, meias ou cachecol, embora a pedrinha de carvão também faça parte do conjunto caso se justifique.
O engraçado é ver que todas as crianças, mesmo aquelas que já não acreditam no Pai Natal, crêem piamente no S. Nicolau.
Uma tradição engraçada e com bastante mais significado do que o "Pai Natal" que no fundo não passa de uma invenção americana para apenas incitar ao consumismo...

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Espectáculo

Não deixem de ver este video. É um artista fantástico. Deve ser fabuloso ao vivo.
http://www.dailymotion.com/video/xf9oo_jerome-murat

domingo, dezembro 03, 2006

Mais uma...não resisti

Estou, é da polícia?- É sim, em que posso ajudá-lo?
- Queria fazer queixa do meu vizinho Manel. Ele esconde droga dentro dos troncos da madeira para a lareira.
- Tomámos nota. Muito obrigado por nos ter avisado.
No dia seguinte os agentes da polícia estavam em casa do Manel.Procuraram o sítio onde ele guardava a lenha, e usando machados abriram ao meio todos os toros que lá havia, mas não encontraram droga nenhuma. Praguejaram e foram-se embora. Logo de seguida toca o telefone em casa do Manel.
- Hei, Manel, já aí foram os tipos da polícia?
- Já.
- E racharam-te a lenha toda?

- Sim

- Então feliz natal, amigão! Essa foi a minha prenda!