sexta-feira, dezembro 29, 2006

O madeiro de Natal


Este ano passei o Natal no Alentejo e reparei com bastante agrado que algumas tradições teimam em permanecer. A colocação de um tronco de grandes proporções nos adros das igrejas ou na principal praça das localidades, é uma prática que por ali se continua a cumprir. O madeiro começa a ser escolhido muito cedo e é recolhido sem qualquer autorização. O povo diz que é para aquecer o menino Jesus, e isso é explicação suficiente. São queimadas quase árvores inteiras na fogueira que aquece a noite de Natal. As pessoas vão passando e ficam na cavaqueira, muitos acompanham-se de um bom Vinho do Porto e vão repetindo os encontros e aquecendo a conversa até que o braseiro termine pelo Ano Novo.

Curiosamente, descobri também que por lá a ceia de Natal é chamada "Missadura" e a nossa Rabanada "Fatia Parida", pois antigamente esta era a primeira refeição das mulheres que acabavam de dar à luz ... parece-me um nome bem mais engraçado para a sobremesa típica de um sagrado nascimento :)

2 comentários:

disse...

Felizmente que existem pessoas que não as deixam morrer. São diferentes formas de viver os mesmos acontecimentos. Espero que tenhas passado um Santo Natal. Saúde, paz e alegria.

Bjs

Micas disse...

É tão bonito preservar essas tradições! Ainda bem que existem pessoas empenhadas em não as deixar morrer.

Aproveito para desejar um fantástico 2007 a todos.

p.s. Zé, tens que enviar de novo um convite para colaborar no blogue, porque não quero transferir o meu blogue para a betablog. Pode ser :)

Beijinhos