quarta-feira, dezembro 06, 2006

Hoje é o Dia de S. Nicolau

Hoje é o Dia de S. Nicolau. Celebrado em toda a Alemanha, este dia é ansiosamente esperado por toda a pequenada.
Manda a tradição que se limpem muito bem as botas e se coloquem ao pé da porta, pois o S. Nicolau deixará a todos os meninos bem comportados uma surpresa, e a todos os menos bem comportados deixará uma pedra de carvão, que será maior ou menor consoante o comportamento em questão...
É claro que o S. Nicolau deixa sempre uma coisinha a todos, em geral um chocolate, tangerinas, nozes, umas luvas, meias ou cachecol, embora a pedrinha de carvão também faça parte do conjunto caso se justifique.
O engraçado é ver que todas as crianças, mesmo aquelas que já não acreditam no Pai Natal, crêem piamente no S. Nicolau.
Uma tradição engraçada e com bastante mais significado do que o "Pai Natal" que no fundo não passa de uma invenção americana para apenas incitar ao consumismo...

2 comentários:

disse...

Concordo perfeitamente. Quando era míudo os meus pais diziam-me que os presentes eram oferecidos pelo menino Jesus. São tradições nossas que estão a ser substituidas e americanizadas. Veja-se o caso do Halloween.

Nilson Barcelli disse...

Eu bem deixei as minhas botas à porta, mas nada...
Sabes, eu acho que os alemães são uns forretas.
Bom fim-de-semana.
Beijos.