quinta-feira, janeiro 11, 2007

Münster



Decici fazer aqui uma pequena homenagem à cidade que me acolheu e que eu adoptei como minha 2ª casa porque realmente me sinto em casa neste local.
Escrevo sobre Münster, uma cidade que transpira beleza e encanto. Carregada de história e cultura.
Faz parte da Westfália do Norte e situa-se na zona de Münsterlan, também conhecida como o Mediterrâneo do Norte.
A fundação oficial de Münster remonta ao ano de 793.
Foi um Frisío de nome Liuger, em despacho de trabalho missionário e por ordem do Imperador Charlemagne (Carlos o Grande), que fundou o mosteiro ao qual Münster deve o seu actual nome.
No ano de 805, Liudger foi sagrado Bispo, e o povoado recebeu então o estatuto de Civitas (cidade).
Durante o Sec, XII, seguiam com a construção de 6 igrejas de paróquia e da muralha. A cidade medieval ficou assim cercada como que por um anel, ainda hoje visível em alguns pontos.
Entre os sec. XIV e sec.XVI, Münster alcançou uma importância considerável como cidade de comércio, passando em 1494 a ser uma importante Rota no Comércio da Westfalia.
Foi também aqui em Münster, entre o ano de 1643-1648, que o Tratado de paz para a Westfalia foi assinado, o qual pôs termo à Guerra dos 30 anos.
Münster esteve sob o domínio de Napoleão de 1806 a 1815, só em 1815 depois do Congresso de Viena voltou a ser concedida à Prussia.
Em 1907 foi mandada construir pelo Imperador Wilhelm a Universidade, hoje uma das principais de toda a Alemanha.
Contudo, foi durante a 2ª Grande Guerra, que a cidade ficou destruida quase na sua totalidade, sendo a destruição dentro da muralha na ordem dos 90%. Foi o orgulho e a dedicação dos seus habitantes, que levantou a cidade das ruínas, reconstruindo quase pedra a pedra a totalidade dos seus monumentos e habitações. Em 1956 já enauguravam o novo teatro.
Hoje Münster é uma cidade belissíma, com 278,740 habitantes sendo que 50,000 são estudantes, não só do país mas oriundos de toda a parte do globo.
Muitos são os artistas mediáticos de todas as áreas que elegeram Münster para aqui se radicarem e darem largas ao seu talento e criatividade. Actores, músicos, escritores e outros artistas contribuem assim para a sua famosa mescla cultural. Prepara-se agora para ser a Capital Cultural da Europa no ano de 2010.
É devido às suas 80 catedrais, galerias, museus e palácios, para além dos parques e lagos de grande beleza, que Münster é reconhecida como a cidade dos mil encantos, onde a arte, cultura e história caminham de mãos dadas em perfeita harmonia, para gáudio de todos nós, seus habitantes.

Um caso para dizer:


Willkommen in der bezaubernden Stadt.




Uma pequena amostra panorâmica da cidade, clicar aqui e depois em cima da foto para aceder a um sistema panorâmico da cidade.

5 comentários:

GinGinha disse...

Então o Napoleão também por aí andou?
É o que eu sempre digo... danadinhos os Franceses, invadem tudo!!! (lol)

Mas cá para mim tu estás a tentar convencer-nos a ir fazer-te uma visita, não é? Quem sabe um dia destes ainda apareço aí com o meu "Napoleão" ... Não imaginava que era uma cidade tão interessante ;)
Beijinhos e saudades,
AC

Micas disse...

Pois estou :) aliás, os amigos são sempre bem vindos â minha casa e depois fazer de "Guia" em Münster dá sempre imenso gozo e prazer :)
Estão convidados claro.

Beijocas e bom fim de semana :)

disse...

Realmente depois desta descrição também nós estamos a considerar a hipotese de passar por aí um dia. Um "quadro" destes merece ser visto ao vivo.
Quanto aos franceses estarem em todo o lado considero que os portugueses não lhes ficam atrás.
Um país tão pequeno como o nosso já colonizou grande parte do mundo e mesmo hoje em dia encontra-se portugueses ou descendentes em todo o lado.
Portanto puchando "a brasa à nossa sardinha" nós também somos "danadinhos" que chegue.

Frioleiras disse...

Foi bom conhecer o teu blog ...

disse...

Obrigada pela visita. Nós é que agradecemos. Aparece mais vezes.