sexta-feira, janeiro 19, 2007

Dicas Culturais

Estas dicas pertencem a um amigo de Montalegre que semanalmente se dedica a tentar "cultivar-nos".
Com a sua autorização vou transcrever a sua informação:
"A pedido de várias famílias aqui estou eu pra vos chatear com as minhas dicas culturais. Não pretendo ser elitista nem descriminista em relação a determinados eventos pois talvez tenha um toque pessoal. Mas o objectivo é abrir as nossas mentes..."
«MusiKando» arranca em Serpa a 19 de Janeiro
Os ritmos latinos, afro-mandingos e dos Balcãs vão cruzar-se com a música tradicional portuguesa na 2ª edição do MusiKando, um «festival de músicas do mundo» que decorre, de 19 a 27 de Janeiro em Serpa.
Promovido pelo município local, o ciclo musical de Inverno, que aposta em manifestações musicais oriundas de várias culturas e países, inclui três espectáculos no Cine-Teatro de Serpa e um no Cine-Teatro Maria Lamas, na freguesia de Vila Nova de S. Bento.
Os búlgaros Rodopis protagonizam, dia 19, o «pontapé de saída» do Musikando com as festivas melodias dos Balcãs, marcadas pelos ritmos da gaita, da flauta de pastor, do acordeão e do clarinete, típicos da música tradicional búlgara.
Os ritmos latinos do cha-cha-cha e do mambo, dos merengues, das salsas, cumbias e bachatas, a cargo dos cubanos Unión Salsera, vão «aquecer» a noite seguinte, num espectáculo com «sabor» tropical agendado para o Cine-Teatro Maria Lamas.
Sob a direcção do pianista Reynaldo Milanês, o grupo, composto por músicos cubanos de diferentes institutos e conservatórios de música e residentes no Porto, foi criado em 2000, com o objectivo de oferecer os ritmos cubanos ao público português e ao mundo.
A fusão entre a música tradicional portuguesa, o rock e a música erudita e experimental dos portugueses DazKarieh vai marcar o espectáculo de dia 26.
O Festival MusiKando termina dia 27 com os ritmos da música afro-mandinga do guineense Kimi Djabaté.
Oriundo da aldeia de Tabato, na Guiné-Bissau e radicado em Portugal há mais de uma decada, Kimi Djabaté toca balafon e canta em língua mandinga.
A estrondosa Feira do fumeiro de Montalegre que já vai na sua XVI edição.

Para quem não gosta de chouriças e chouriços vão decorrer os seguintes concertos:
Dia 19/01/07:

- Diego Figueiredo - Teatro Circo€

- Gene Loves JEZEBEL - CASA DAS ARTES de Famalicão

2 comentários:

Raquel Santos disse...

obrigada pelas dicas

bjs

Micas disse...

Dificil de escolher!! como estou longe a feira do fumeiro foi a que abriu mais o apetite ;))

Beijocas