sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Fim de semana

Galandum Galundaina

A Câmara Municipal de Águeda apresenta Galandum Galundaina, num grande espectáculo de música tradicional mirandesa com entrada livre, no próximo dia 9 de Fevereiro, sexta-feira, às 21:30, no Cine-Teatro São Pedro, em Águeda.

O grupo de música tradicional mirandesa, Galandum Galundaina, nasceu em 1996, com o objectivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das terras de Miranda. O grupo faz a ligação entre a antiga geração de músicos e a geração mais jovem, assegurando a continuidade da rica tradição cultural desta região, que durante anos correu o risco de se perder.Este grupo distingue-se pela realização de espectáculos nos mais variados ambientes, desde animação tradicional aos mais diferentes palcos. Os seus espectáculos sucedem-se de norte a sul do país e além fronteiras, tendo marcado presença na Expo 98, bem como em espectáculos na Casa da Música (Porto) e vários festivais, tais como o Intercélticos e Folk (Porto, Sendim, Segóvia, Salamanca...), o Festival Sete Sóis Sete Luas na Ilha da Madeira, o Festival CIOFF em Cuba. São também inúmeras as participações em programas de rádio e televisão nacionais e estrangeiros.

Os instrumentos usados, réplicas de outros muito antigos, que mantêm o aspecto e sonoridade dos mesmos, são gaitas de fole mirandesas, flauta pastoril, sanfona, caixa de guerra, conchas de Santiago, castanholas, pandeireta, etc.Além da música instrumental, o grupo apresenta um repertório de música com vozes, reproduzindo fielmente as melodias tradicionais, enriquecidas com timbres, ritmos e harmonias capazes de criar emoção e, porque não, alguma modernidade. O grupo conta já com quatro álbuns: L Purmeiro, Modas de Dues Eigreijas, L´Alma, Modas i Anzonas, sendo este último eleito 4º melhor álbum nacional de 2005 no suplemento Y do Público e o 15º melhor álbum nacional de 2005 no Blitz.Os Galandum Galundaina desempenham hoje um importante papel de sensibilização das jovens gerações de músicos para a importância da preservação da música tradicional mirandesa.

Carnaval de Xinzo de Limia


Município na estrada de Ourense - Zamora e onde nasce o lendário rio Lima que, desde a antiguidade, atribuem ser o "Rio do Esquecimento". Com Concelhos vizinhos nos quais o ciclo Carnaval ou Entrudo cria um rota única: em Laza os "Peliqueiros" (personagem carnavalesca), em Verín os "Cigarróns" (personagem carnavalesca), nas terras de Viana do Bolo ou em Manzaneda os "Boteiros" (personagem carnavalesca), e mesmo em Xinzo as "Pantallas" (personagem carnavalesca) que invadem as ruas. Todas diferentes pelos seus disfarces e máscaras, nas quais cada época deixa algo de si, mas cuja origem se perde no tempo, nas comemorações relacionadas com as festas agrárias da Primavera.

Neste domingo, dia 11 de Fevereiro, irá festejar-se o último dos três domingos festeiros que se festejam antes do Carnaval/Entroito em Xinzo. É ele o Domingo-Corredoiro

Carnaval de Verín


O ciclo festivo do Carnaval galego resume-se perfeitamente nesta vila situada em Ourense, célebre pelas suas águas e vinhos, nascida na margem do rio Tâmega. Estas festas demonstram-nos a lealdade à tradição, mas também à liberdade, à imaginação criativa contemporânea, à ironia e à popular "retranca" (tipo de ironia) que caracterizam os disfarces do Carnaval de Verín. A convocação à participação comunitária, com a já célebre "Fai Antroido" (Faz Entrudo), é característica destas festas que foram um marco no almanaque. Por uma parte, os "Cigarróns" (personagem carnavalesca), essas máscaras que caracterizam o vale de Monterrei e que o etnógrafo destas terras, Taboada Chivite, interpretava como uma caricatura bufão dos cobradores de impostos dos condes do castelo que dominavam a área. A gastronomia é essencial neste tempo e está presidida pela "cachucha" (cabeça do porco), pelas "androllas" (espécie de enchido), pelo cozido e pelas sobremesas de "orelhas" e "filloas" (espécie de filhós), juntamente com os vinhos da região, que se encontram no seu melhor momento.


Além disso temos mais uma feira do fumeiro. 27ª Feira do Fumeiro de Vinhais . Esta prima pela antiguidade e qualidade dos seus produtos, além da sua originalidade. Será a sua 27ª edição. Com esta periodicidade é motivo para nos obrigar a tirar o chapéu e porventura visitá-la não!?

E pra terminar, aconselho aos “chineses” portugueses que ainda está a decorrer a 2ª Quinzena do Arroz, na Qta de Castelães e Qta do Parque em Guimarães. Claro está que só se poderia desenrolar no Minho. Além de festeiros também têm um dom característico: adoram arroz…

1 comentário:

disse...

Se pudesse optava pelo fumeiro e arroz e claro não esquecia o copito. É preciso não esquecer "Deixem a malta beber um copito porra".