quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Guia prático para a ciência moderna

- Se mexer pertence a biologia.
- Se cheirar mal pertence a química.
- Se não funciona pertence a física.
- Se ninguém entende, é matemática.
- Se não faz sentido, é economia ou psicologia.
- Se mexer, cheirar mal, não funcionar, ninguém entender e não fizer sentido... é INFORMÁTICA

Eclipse lunar a 3 de Março


No próximo sábado vai ser possível assistir em Portugal ao primeiro eclipse total da Lua desde 2004, visível em toda a Europa, África e Ásia ocidental.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), o fenómeno terá início às 21h30 do dia 3, depois de a Lua entrar em penumbra às 20h18, e terminará à 01h20 dessa noite, com o eclipse total a ocorrer entre as 22h44 e as 23h58.

Este é o primeiro dos dois eclipses totais da Lua de 2007, com o segundo a ocorrer a 28 de Agosto, não visível na Europa.

Fonte: Correio da Manhã

Dizem que este alinhamento astral simboliza um estado de total harmonia... Trará boas vibrações? Se o tempo nos brindar com uma noite limpa, vamos todos olhar para a lua :)

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Weiberfastnacht

Estão oficialmente abertos desde as 11h.11m de ontem, os festejos de carnaval 2007 na Alemanha.
O carnaval alemão é famoso além-fronteiras e, apesar do frio que se costuma sentir nesta altura do ano, os alemães fazem questão de preservar a tradição do carnaval e de o viver intensamente.
É a tradição da Weiberfastnacht que hoje trago aqui.
Não se sabe exactamente quando começou, havendo registos anteriores a 1823 que falam na Weiberfastnacht de Colónia.
Dizem os mesmos que na 5ªfeira que antecede o Carnaval, as mulheres tomavam conta da Governação das suas terras.

Ontem em Colónia

Logo pela manhã há um grupo de mulheres (Alten Damenkomitee) incumbidas de se dirigirem à Câmara Municipal para receberem das mãos do Presidente a Chave da Cidade e com a mesma todos os poderes a ele inerentes.
A partir desse momento as mulheres ficam detentoras do poder e da governação desse local até à 3ªfeira de Carnaval.

Colónia 15-02-07

Devidamente mascaradas e em grandes grupos, andavam pelas ruas tirando os chapéus (símbolo de poder) aos homens aproveitando para lhes fazer mil e uma “diabruras”...
Hoje em dia a tradição ainda é o que era continuando bem viva e não diferindo muito do passado. Em vez dos chapéus, dão-se cortes nas gravatas, consideradas também um símbolo de poder.


O Presidente da Câmara continua a entregar simbólicamente a Chave da sua cidade durante 6 dias.
Em toda a zona do Reno e da Westfalia a maior parte das empresas fecham total ou parcialmente durante esta altura.
Não há cortejos neste dia/noite, as mulheres andam apenas pelas ruas e pelos bares de tesoura em punho, atrás das gravatas, compensando as "vitimas" depois do corte com um beijo...
Tudo, ou quase tudo lhes é permitido nestes dias, afinal é Carnaval e ninguém leva a mal!!
.
Fotografias: DPA
.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Palitinho e Fosforina Apaixonados


Palitinho amava Fosforina
Gostava muito dela.
Com a sua figura franzina,
Que quente era ela.


Mas seria amor ardente
O de uma fósfora e de um palito?
Pois muito literalmente
Incendiou-se o pauzito.

Do livro “A Morte Melancólica do Rapaz Ostra e outras estórias” - Tim Burton
Tradução de Margarida Vale de Gato – Errata Edições


Encontrei há uns dias este pequeno livro composto por pequenas histórias bizarras, inesperadas e engraçadas. Algumas simples quadras, outras longas rimas mas todas muito bem ilustradas pela imaginação de Tim Burton.

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Fim de semana

Galandum Galundaina

A Câmara Municipal de Águeda apresenta Galandum Galundaina, num grande espectáculo de música tradicional mirandesa com entrada livre, no próximo dia 9 de Fevereiro, sexta-feira, às 21:30, no Cine-Teatro São Pedro, em Águeda.

O grupo de música tradicional mirandesa, Galandum Galundaina, nasceu em 1996, com o objectivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das terras de Miranda. O grupo faz a ligação entre a antiga geração de músicos e a geração mais jovem, assegurando a continuidade da rica tradição cultural desta região, que durante anos correu o risco de se perder.Este grupo distingue-se pela realização de espectáculos nos mais variados ambientes, desde animação tradicional aos mais diferentes palcos. Os seus espectáculos sucedem-se de norte a sul do país e além fronteiras, tendo marcado presença na Expo 98, bem como em espectáculos na Casa da Música (Porto) e vários festivais, tais como o Intercélticos e Folk (Porto, Sendim, Segóvia, Salamanca...), o Festival Sete Sóis Sete Luas na Ilha da Madeira, o Festival CIOFF em Cuba. São também inúmeras as participações em programas de rádio e televisão nacionais e estrangeiros.

Os instrumentos usados, réplicas de outros muito antigos, que mantêm o aspecto e sonoridade dos mesmos, são gaitas de fole mirandesas, flauta pastoril, sanfona, caixa de guerra, conchas de Santiago, castanholas, pandeireta, etc.Além da música instrumental, o grupo apresenta um repertório de música com vozes, reproduzindo fielmente as melodias tradicionais, enriquecidas com timbres, ritmos e harmonias capazes de criar emoção e, porque não, alguma modernidade. O grupo conta já com quatro álbuns: L Purmeiro, Modas de Dues Eigreijas, L´Alma, Modas i Anzonas, sendo este último eleito 4º melhor álbum nacional de 2005 no suplemento Y do Público e o 15º melhor álbum nacional de 2005 no Blitz.Os Galandum Galundaina desempenham hoje um importante papel de sensibilização das jovens gerações de músicos para a importância da preservação da música tradicional mirandesa.

Carnaval de Xinzo de Limia


Município na estrada de Ourense - Zamora e onde nasce o lendário rio Lima que, desde a antiguidade, atribuem ser o "Rio do Esquecimento". Com Concelhos vizinhos nos quais o ciclo Carnaval ou Entrudo cria um rota única: em Laza os "Peliqueiros" (personagem carnavalesca), em Verín os "Cigarróns" (personagem carnavalesca), nas terras de Viana do Bolo ou em Manzaneda os "Boteiros" (personagem carnavalesca), e mesmo em Xinzo as "Pantallas" (personagem carnavalesca) que invadem as ruas. Todas diferentes pelos seus disfarces e máscaras, nas quais cada época deixa algo de si, mas cuja origem se perde no tempo, nas comemorações relacionadas com as festas agrárias da Primavera.

Neste domingo, dia 11 de Fevereiro, irá festejar-se o último dos três domingos festeiros que se festejam antes do Carnaval/Entroito em Xinzo. É ele o Domingo-Corredoiro

Carnaval de Verín


O ciclo festivo do Carnaval galego resume-se perfeitamente nesta vila situada em Ourense, célebre pelas suas águas e vinhos, nascida na margem do rio Tâmega. Estas festas demonstram-nos a lealdade à tradição, mas também à liberdade, à imaginação criativa contemporânea, à ironia e à popular "retranca" (tipo de ironia) que caracterizam os disfarces do Carnaval de Verín. A convocação à participação comunitária, com a já célebre "Fai Antroido" (Faz Entrudo), é característica destas festas que foram um marco no almanaque. Por uma parte, os "Cigarróns" (personagem carnavalesca), essas máscaras que caracterizam o vale de Monterrei e que o etnógrafo destas terras, Taboada Chivite, interpretava como uma caricatura bufão dos cobradores de impostos dos condes do castelo que dominavam a área. A gastronomia é essencial neste tempo e está presidida pela "cachucha" (cabeça do porco), pelas "androllas" (espécie de enchido), pelo cozido e pelas sobremesas de "orelhas" e "filloas" (espécie de filhós), juntamente com os vinhos da região, que se encontram no seu melhor momento.


Além disso temos mais uma feira do fumeiro. 27ª Feira do Fumeiro de Vinhais . Esta prima pela antiguidade e qualidade dos seus produtos, além da sua originalidade. Será a sua 27ª edição. Com esta periodicidade é motivo para nos obrigar a tirar o chapéu e porventura visitá-la não!?

E pra terminar, aconselho aos “chineses” portugueses que ainda está a decorrer a 2ª Quinzena do Arroz, na Qta de Castelães e Qta do Parque em Guimarães. Claro está que só se poderia desenrolar no Minho. Além de festeiros também têm um dom característico: adoram arroz…

NEMO 33


Que tal um mergulho para refrescar as ideias?

A NEMO 33 é a piscina mais funda do mundo, tem 33 metros de profundidade, cavernas, compartimentos, passagens a várias profundidades e temperatura mantida a 30 graus. Mais de 2.500.000 litros de água pura, cristalina e potável. Criada para a prática, treino e certificação em mergulho submarino.

Pena é que fique em Bruxelas!!!
;)

http://www.nemo33.com/index_en/gallery2.html

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Hoje o dia despertou...

...assim,

liindoo, liindooo...



e, nem mesmo o ter que limpar o carro tão cedo, criou má disposição!







O regresso já a pensar no aconchego da casa quentinha e confortável

e, tempo ainda para umas brincadeiras no jardim.
Com dias assim, o inverno tem um encanto especial...

terça-feira, fevereiro 06, 2007

O Zé versus o vinho


Esta imagem vale mais que 1000 palavras. Sem sombra de dúvidas, o verdadeiro Zé Povinho gosta da sua pinga. Sem o seu copito o Zé não consegue lidar e porventura aturar algumas tarefas do quotidiano, como: a mulher, brejeira ou não; o trabalho, chato como sempre; o futebol, que enerva todas as glândulas sudoríparas; os filhos e as suas inesgotáveis e pertinentes perguntas; etc... Até a construção de algumas rimas notáveis da nossa cultura advêem de um "copito a mais". Pra não falar dos inqualificáveis piropos, responsáveis por muitos egos elevados e quiçá famílias felizes...
Isto tudo pra quê!? Perguntará o mais incauto...
Se hoje somos aquilo que defendemos o orgulho de ser Português, DEIXEM A MALTA BEBER UM COPITO PORRA...

sábado, fevereiro 03, 2007

O Beijo

Um beijo que desperta sonhos
De um sono leve, velado p'la lucidez.
Um beijo, lascivo, ardente
De lábios quentes que se esmagam em fúrias de desejo...
Qual onda avassaladora contra a rocha em dia de temporal.



Um beijo, (e)terno, agora de águas mansas
Que correm em leito sensual.
Um beijo, que se perde na intemporalidade da fantasia,
Que não dorme, apenas dormita...